Ao lado de Lula, Petro propõe garantia à opositores da Venezuela

CasaNotícias

Ao lado de Lula, Petro propõe garantia à opositores da Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (17) com o líder colombiano Gustavo Petro, durante uma viagem a Bogotá. Dentre as

Milei envia segunda carta a Lula e reforça “centralidade” de relações bilaterais
Com veto de Lula, sanção da Lei das Saidinhas é publicada no Diário Oficial
“MST já se comprometeu a sair de terras“, diz ministro de Lula à CNN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (17) com o líder colombiano Gustavo Petro, durante uma viagem a Bogotá. Dentre as pautas discutidas, Lula e Petro falaram sobre as eleições na Venezuela.

“Falei ao presidente Lula sobre uma proposta que foi transmitida ao presidente Maduro e à oposição, que ainda está sendo discutida – e ainda sem conclusão – sobre uma possibilidade de plebiscito das eleições que se aproximam”, disse o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, durante o Fórum Empresarial Brasil-Colômbia.

Petro afirmou ainda que o plebiscito seria para garantir direitos à aqueles que perderem as eleições na Venezuela, que estão marcadas para julho deste ano.

“(Um plebiscito) que garantisse um pacto democrático; que garantisse a qualquer um que perca as eleições e que dê certeza de sua vida, de seus direitos, sobre as garantias políticas que qualquer ser humano deve ter em seu respectivo país”, disse Petro.

O líder colombiano, no entanto, não explicou como seria esse plebiscito. O presidente Lula confirmou que as eleições na Venezuela estiveram na pauta desta quarta-feira (17), em Bogotá, porém não deu mais detalhes do que foi discutido.

Na semana passada, o presidente da Colômbia esteve em Caracas e propôs ser mediador de um diálogo com a oposição. O líder venezuelano, Nicolás Maduro, chamou a iniciativa de excelente e pediu ajuda para que haja entendimento em seu país.

A preocupação e disposição ao diálogo é comum com Lula. O Brasil disse que o impedimento da candidata opositora Corina Yoris de se inscrever como candidata à presidência, é incompatível com o acordo que estabeleceu garantias eleitorais para a realização das eleições deste ano na Venezuela.

Mas o Planalto mantém a postura de que o isolamento do governo de Maduro não contribui para a melhora da situação na Venezuela.

Lula visita Bogotá com uma ampla comitiva de 9 ministros. O presidente brasileiro e Petro participaram de uma reunião bilateral, no palácio presidencial da Colômbia, a Casa de Nariño.

Fonte: Externa