TSE anula cassações de prefeito e vice e cancela nova eleição em Búzios

CasaNotícias

TSE anula cassações de prefeito e vice e cancela nova eleição em Búzios

O TSE anulou nesta quinta-feira, por 4 votos a 3, a decisão do TRE do Rio de Janeiro que cassou, em setembro de 2023, os mandat

Justiça de SP decide que Enel tem 60 segundos para responder clientes
Nunes diz que empresa acusada de ligação com PCC não cuidará mais do ônibus aquático de São Paulo
Destino de Cabral? Presidente do Santos abre o jogo sobre procura por goleiro

O TSE anulou nesta quinta-feira, por 4 votos a 3, a decisão do TRE do Rio de Janeiro que cassou, em setembro de 2023, os mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Armação dos Búzios (RJ), Alexandre Martins e Miguel Pereira, por suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2020.

Com o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral, a eleição suplementar para os cargos, que estava marcada para 28 de abril, daqui a apenas dez dias, foi cancelada, e os dois políticos deverão retornar aos cargos.

A maioria do plenário acompanhou o voto do ministro Floriano de Azevedo Marques, que acolheu o recurso da chapa afastada, por entender que as provas do processo não demonstraram que o dinheiro, apreendido dentro de um carro de um suposto apoiador dos candidatos, estava sendo utilizado para a compra de votos de eleitores no dia da votação.

No dia da eleição, em 2020, policiais militares apreenderam em um carro, parado próximo a um local de votação, 6.200 reais e material de propaganda dos candidatos, por meio de denúncia anônima. Além disso, os PMs encontraram anotações de pagamentos a colaboradores e supostos benefícios dados a eleitores, como compra de cestas básicas.

Continua após a publicidade

Relatora do caso, a ministra Isabel Galloti votou, no dia 7 de março, pela cassação da chapa do partido Republicanos. Ela foi acompanhada nesta quinta por Cármen Lúcia e Raul Araújo. Já os ministros Alexandre de Moraes, Ramos Tavares e Nunes Marques votaram para reformar a decisão do TRE-RJ.

Como mostrou o Radar na semana passada, o juiz eleitoral Danilo Marques Borges havia negado o pedido de registro da candidatura de Rafael Aguiar (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo governador Cláudio Castro na disputa da eleição suplementar em Búzios.

Fonte: Externa