Quando Markus Wingens criou o cargo de “gerente de energia” para a empresa de tratamento térmico de metais que dirige no sudoeste da Alemanha, sua ide
Quando Markus Wingens criou o cargo de “gerente de energia” para a empresa de tratamento térmico de metais que dirige no sudoeste da Alemanha, sua ideia era aumentar a eficiência energética e atrair clientes interessados em sustentabilidade.
Mas o trabalho se tornou tanto uma tarefa de preencher a papelada e estudar leis aparentemente em constante mudança quanto garantir que a empresa, Technotherm Heat Treatment Group, esteja atendendo aos requisitos de energia.
No ano passado, quatro novas leis e 14 emendas às já existentes que regem o uso de energia entraram em vigor, cada uma delas trazendo novas demandas de dados a serem relatados e formulários a serem enviados – em muitos casos, para comprovar os mesmos padrões que a empresa já foi certificada desde 2012, disse Wingens.
“Temos a Lei de Energia Renovável, temos a Lei de Eficiência Energética, temos a Lei de Financiamento de Energia e cada uma delas vem com um ônus administrativo”, disse ele. “É uma loucura.”
A liberdade da burocracia tem sido um grito de guerra para os agricultores da Polônia a Portugal em protestos recentes contra as leis e políticas da União Europeia. De fato, o peso da burocracia é uma reclamação geral dos executivos de empresas em todo o mundo.
Mas em nenhum outro lugar a questão é mais urgente do que na Alemanha, a maior economia da Europa, que está enfrentando um crescimento anêmico de não mais do que 0,2% este ano. Em um relatório no mês passado, o Fundo Monetário Internacional chamou o “excesso de burocracia” de um dos principais impedimentos para a recuperação da economia alemã.
Por exemplo, são necessários 120 dias para obter uma licença comercial na Alemanha – mais do que o dobro da média em outras economias ocidentais. A Alemanha também está atrasada em relação ao restante da União Europeia no que diz respeito à digitalização dos serviços governamentais, ainda exigindo formulários escritos para determinadas restituições de impostos e licenças de construção.
“Agora temos uma carga de trabalho tão grande que precisamos de mais e mais pessoas para dominar a burocracia”, disse Claus Paal, presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Stuttgart, que dirige uma empresa de embalagens.
“Mas essas são pessoas qualificadas que, na verdade, estariam muito melhor na produção do que escrevendo relatórios ou preenchendo estatísticas”, acrescentou.
As empresas alemãs gastam 64 milhões de horas todos os anos preenchendo formulários para alimentar os 375 bancos de dados oficiais do país, de acordo com estimativas do setor. Quando a câmara de comércio de Stuttgart pediu a seus 175 mil membros que citassem seus maiores desafios, a burocracia estava no topo da lista.
Até mesmo o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, reconheceu publicamente que as exigências se tornaram excessivas. “Chegamos a uma situação em que, em muitos lugares, ninguém pode cumprir todas as leis que criamos”, disse Scholz no mês passado.
Seu governo propôs uma legislação de redução de papelada que, segundo ele, economizaria às empresas e aos cidadãos cerca de € 3 bilhões por ano. Entre outras coisas, ela reduziria em dois anos o tempo durante o qual as empresas devem manter documentos oficiais e acabaria com a exigência de que os alemães que se hospedam em hotéis no país preencham formulários de registro.
O esgotamento da burocracia em termos de tempo e recursos é sentido especialmente pelas empresas de pequeno e médio porte – aquelas com menos de 500 funcionários e receita anual inferior a 50 milhões de euros (cerca de US$ 54 milhões) – que são a espinha dorsal da economia alemã.
Essas empresas geralmente não contam com departamentos jurídicos internos dedicados a apresentar auditorias, registrar estatísticas e decifrar quais informações são desejadas por quais autoridades – os governos europeu, federal, estadual e municipal.
Para Andreas Schweikardt, gerente geral da Gebauer, uma rede de sete supermercados de alto padrão no estado de Baden-Württemberg, no sudoeste do país, o ônus da burocracia gera tarefas braçais e maior desperdício de alimentos.
Por exemplo, os funcionários da delicatessen pegavam frios que estavam perto da data de validade e os usavam em sanduíches para venda rápida, até que entrou em vigor uma regulamentação que exigia listas detalhadas de todos os ingredientes de todos os itens vendidos. Agora, em vez de fazer novos sanduíches – e listas – todos os dias com base no que está prestes a vencer, eles têm uma oferta mais limitada de sanduíches e jogam fora mais carne.
No balcão de frutos do mar, os vendedores de peixe agora devem garantir que cada variedade de peixe seja rotulada em alemão e latim. Eles também devem medir a temperatura de cada peixe ou filé, bem como a temperatura geral dentro das caixas dos refrigeradores, duas vezes por dia.
“Pelo menos há um aplicativo onde as coisas podem ser registradas, mas faria mais sentido se os termômetros dos refrigeradores fossem calibrados para informar a temperatura diretamente”, disse Schweikardt.
Até mesmo a digitalização dos serviços governamentais é prejudicada pela burocracia, disse Michael Wirkner, que fundou uma agência de publicidade em Göppingen há quase duas décadas.
Para configurar um sistema de registro on-line para 20 distritos escolares, sua empresa precisou da aprovação de cinco oficiais regionais de proteção de dados. Cada um deles tinha uma interpretação diferente das normas de segurança de dados da União Europeia; um deles disse ao Sr. Wirkner que ele poderia usar uma ferramenta do Google, enquanto outro insistiu que isso não era permitido.
“Assim, acabamos gastando tempo discutindo coisas com centenas de pessoas diferentes”, disse Wirkner.
Depois que o Sr. Paal, da câmara de Stuttgart, percebeu como o excesso de formulários estava atrapalhando as empresas, sua equipe convidou os membros a enviar exemplos de seus problemas burocráticos. A câmara pediu informações detalhadas sobre o que as empresas estavam sendo solicitadas a informar, desde as carteiras de motorista dos funcionários até como elas usam a energia e onde a obtêm.
Eles criaram um banco de dados de respostas, juntamente com as 60.000 páginas de leis que regem Baden-Württemberg. Usando inteligência artificial, a câmara criou grupos de temas para ajudar as empresas a evitar o preenchimento de informações duplicadas.
Com essa ferramenta, agora podemos pesquisar todas as leis e dizer: “Diga-me todos os requisitos de relatório”, e ela apresenta uma planilha que lista todas as leis que exigem que uma empresa apresente um relatório a uma autoridade”, disse Andreas Kiontke, um advogado que trabalha com a câmara de comércio.
A ferramenta também pode sugerir maneiras de aliviar a burocracia, o que eles esperam que os formuladores de políticas alemães levem em consideração.
“Acredito que, em outros países, as empresas não se preocupam tanto com algumas questões porque simplesmente sabem que ninguém se importa muito com isso”, disse Kiontke. Ele observou que os órgãos reguladores alemães impuseram a abrangente lei de privacidade de dados da União Europeia às regras que regem até mesmo a etiqueta profissional. “Na Alemanha, temos normas sobre a entrega de cartões de visita em reuniões de negócios e se isso ainda é permitido”, disse ele.
“É inacreditável”, acrescentou. “De alguma forma, perdemos a bússola do que ainda faz sentido.”
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.