Em reunião, Lula defende Pacheco após crítica de governistas

CasaNotícias

Em reunião, Lula defende Pacheco após crítica de governistas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisou sair em defesa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta sexta-feira (19). Durant

Avião faz pouso forçado em rodovia após falha no motor no interior de SP
“Temos uma amizade muito legal“, diz Isabelle sobre Matteus após BBB24
Gracyanne Barbosa se pronuncia após fim de casamento com Belo: “Amor não acabou“

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisou sair em defesa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta sexta-feira (19). Durante reunião com líderes no Palácio do Planalto, o parlamentar foi duramente criticado por governistas .

Segundo apurou a CNN, integrantes da articulação política do Planalto e da Câmara afirmaram que Pacheco coloca mais dificuldades para o governo do que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

A avaliação teria partido do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE).

Segundo eles, embora ponderado, Pacheco trabalha silenciosamente e coloca pautas que entram em conflito com o governo. Já Lira encara embates duros, porém aberto a negociações.

Lula, então, argumentou a favor do presidente do Senado. Elogiou a postura do parlamentar e lembrou que ele é um nome forte para Minas Gerais em 2026.

No início da noite, foi a vez do próprio Pacheco vir a público responder as críticas.

“Quem tem condição de avaliar minha postura com o governo, além do próprio presidente Lula, é o ministro que tem a função de relações institucionais, Alexandre Padilha, e os dois líderes do governo no Senado e no Congresso, Jaques Wagner e Randolfe. Com alguns outros, eu mal converso”.

A última rusga entre governistas e Pacheco foi com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do quinquênio. A proposta avançou rapidamente no Senado e foi aprovada nesta semana na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A defesa de Lula durante a reunião foi endossada pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

É quase uma retribuição, visto que, na semana passada, quando a temperatura aumentou e Lira chamou Padilha de “desafeto pessoal” e “incompetente”, Pacheco saiu em defesa do ministro.

“Ninguém é perfeito, mas ninguém é tão mau assim” disse Pacheco.

Na ocasião, o presidente do Senado ainda afirmou ser preciso conviver com as divergências.

“Espero que a relação do Parlamento com o Executivo, especialmente com essa peça-chave, que é o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, ministro Alexandre Padilha, possa ser a melhor possível”, declarou.

Fonte: Externa