Os Estados Unidos esperam que a resposta militar de Israel aos ataques do Irã seja de âmbito limitado, disse à CNN um alto funcionário do governo e u
Os Estados Unidos esperam que a resposta militar de Israel aos ataques do Irã seja de âmbito limitado, disse à CNN um alto funcionário do governo e uma fonte familiarizada com a inteligência.
Há informações da inteligência dos EUA que sugerem que Israel está ponderando um ataque estreito e limitado dentro do Irã porque sentem que têm de responder com algum tipo de ação cinética, dada a escala sem precedentes do ataque iraniano, disse a segunda fonte.
Israel não deu aos EUA um aviso oficial sobre quais podem ser os seus planos e quando poderão ocorrer, disse o alto funcionário do governo.
“Esperamos que nos deem algum aviso para que estejamos preparados para proteger o nosso pessoal, não apenas militar, mas diplomático em toda a região”, disse o funcionário.
“Mas não há garantia de que eles nos avisarão, e eles sabem que, quando nos avisarem, provavelmente registraremos novamente nossa objeção a tudo o que eles estão prestes a conduzir”, completou.
O responsável também disse que se Israel não responder, os EUA estão “confiantes de que haverá uma desescalada” e que a situação voltaria ao status quo.
“Mas qualquer medida adicional abre agora uma série de outras possibilidades, algumas das quais são bastante assustadoras”, acrescentou o alto funcionário.