Embaixador de Israel sobre reação do Brasil a ataque: ‘Um pouco estranho’

CasaNotícias

Embaixador de Israel sobre reação do Brasil a ataque: ‘Um pouco estranho’

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, foi o entrevistado do programa Ponto de Vista, de VEJA. O diplomata falou so

‘Fallout’: o que esperar da série inspirada no cultuado jogo digital
Vacina da dengue: governo amplia faixa etária que pode tomar doses perto de vencer; veja o que muda
‘Geração digital’ tem dificuldade ao usar computadores e enfrenta desafios no mercado de trabalho

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, foi o entrevistado do programa Ponto de Vista, de VEJA. O diplomata falou sobre a situação em Israel após o ataque do Irã. No último sábado, o exército iraniano lançou mais de 300 drones e mísseis, que foram interceptados, em grande parte, pelo sistema de segurança israelense. Não houve mortos.

A resposta do Brasil ao conflito foi criticada pela comunidade israelense, por não condenar a ação do Irã. Na nota, o Brasil mostrou preocupação com os acontecimentos no Oriente Médio. Zonshine confirmou que esperava uma reação mais enfática do Itamaraty e que considerou a nota “estranha”.

“Sabemos que o Brasil pode e já fez no passado condenação quando tem embasamento para isso. Condenação de várias naturezas. Foi um pouco estranho que este ataque direto de um país a outro sem uma razão visível não tenha sido condenado. Foi um pouco estranho que não vimos uma condenação clara do lado do Brasil sobre este ataque”, afirmou.

O diplomata também comentou sobre a declaração de Lula, que, em fevereiro, comparou as ações israelenses em Gaza com o Holocausto. Para ele, “a fala foi muito problemática para Israel e para judeus do mundo todo” e a definição de persona non grata feita por Israel para o presidente brasileiro “foi uma reação por causa da maneira série que nós vimos aqui em Israel a fala”. O embaixador ressaltou, contudo, que com o tempo será possível superar a crise.

“Nós consideramos o Brasil um país amigo. E entre amigos às vezes têm desentendimentos. Essa fala foi um pouco acima disso, então por causa disso estamos num tipo de crise, mas acho que com o tempo e com canais diplomáticos relevantes podemos superar esta crise”, salientou.

Assista à entrevista completa:

Sobre o programa

O Ponto de Vista, apresentado por Marcela Rahal, também vai abordar as principais notícias do dia com o colunista Matheus Leitão. O presidente da Confederação Israelita Brasileira, Claudio Lottenberg, também falou ao programa sobre a situação em Israel.

Você pode participar mandando sua pergunta em nossas redes sociais ou pelo chat.

A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na homepage da VEJA e para os inscritos no canal da VEJA no WhatsApp.

YouTube: https://www.youtube.com/c/veja

Inscreva-se nos canais da VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.

Continua após a publicidade

Facebook: https://www.facebook.com/Veja/

Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/

Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre os bastidores da política nacional:

https://veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal



Fonte: Externa