MP pede que TCU declare guerra aos negócios de Elon Musk no país

CasaNotícias

MP pede que TCU declare guerra aos negócios de Elon Musk no país

Continua após publicidade

Privatização da Emae: três empresas devem disputar estatal de energia paulista
Como comprar em lojas de livros usados e garimpar bíblio-tesouros: Veja 14 dicas de um bibliófilo
‘Lave as axilas’ e ‘botando pernilongo para nanar’: Playlists do Spotify invocam memes para bombar

Continua após publicidade

O subprocurador-geral do Ministério Público no TCU, Lucas Furtado, protocolou um pedido à Corte de Contas para apurar os negócios da SpaceX no Brasil. Ele quer esclarecer se há contratos da Starlink, provedora de internet via satélite, com o governo federal e, caso existam, pede a extinção das negociações “por conta da violação à soberania nacional defendida pelo sr. Elon Musk”.

“Recentemente afrontou a soberania do Estado Brasileiro, ao afirmar que não se submeteria às ordens judiciais emanadas do Supremo Tribunal Federal, em clara violação ao Estado de Direito”, escreveu Furtado.

O sub-procurador cita possíveis negócios da Starlink com o Exército e a Marinha; com Cortes, como o Tribunal de Justiça do Amazonas e o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins; e em outros órgãos como a Câmara Municipal de Palmelo, em Goiás.

Furtado ainda pede que seja analisada a possibilidade de proibir a atuação do X (ex-Twitter) no Brasil. Ele se refere à plataforma como “rede flagrantemente antissocial” e diz que é usada “como meio de ataque à democracia brasileira”.

Fonte: Externa