Saiba quem são os detentos da Academia Brasileira de Letras do Cárcere

CasaNotícias

Saiba quem são os detentos da Academia Brasileira de Letras do Cárcere

Continua após publicidade

Por que algumas pessoas evoluem para a dengue grave e outras, não? Pesquisadora dos EUA responde
Mercado eleva previsão da Selic para 2024 pela primeira vez desde outubro
Desenhos próximos a pegadas fossilizadas no Brasil indicam consciência dos indígenas sobre dinossauros

Continua após publicidade

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 18, no Rio de Janeiro, foi criada a Academia Brasileira de Letras do Cárcere, formada por detentos do sistema prisional brasileiro. Ao todo, seis detentos foram escolhidos para se tornarem “imortais” e um dos critérios para assumir o posto era ter pelo menos um livro publicado, embora a qualidade da obra não tenha sido avaliada para a escolha. A academia terá 20 cadeiras, mas nem todas foram preenchidas ainda.

O detento escolhido para ocupar a simbólica cadeira número 1 “Graciliano Ramos”, foi Marcio Nepomuceno, o Marcinho VP, um dos líderes de uma facção criminosa do Rio de Janeiro. Marcinho está preso desde 1996.

Segundo um texto publicado para apresentar a entidade, o objetivo da ABLC surge como uma “iniciativa pioneira destinada a reconhecer e valorizar as obras de escritores que produzem literatura mesmo estando privados de liberdade. Seu principal propósito é oferecer uma plataforma para que esses autores expressem suas vozes e compartilhem suas histórias, contribuindo assim para a diversidade e a riqueza da literatura nacional”.

A criação da ABLC é uma ideia do desembargador aposentado Siro Darlan, que justificou a criação a partir da constatação que a leitura é um hábito que os presos têm nas celas. O hábito também ajuda a reduzir a pena. Presos que leem nas celas, segundo a Lei de Execuções Penais permite que a pena seja reduzida em quatro dias se o detento ler e resenhar uma obra da biblioteca. Pela legislação, o preso pode reduzir até 48 dias da pena por ano, já que existe um limite de livros a serem resenhados de 12 por ano.

Continua após a publicidade

Conheça os escolhidos para a ABLC

  • Marcinho VP
  • Fábio da Hora Serra, o Sagat
  • André Borges
  • Edilberto José Soares
  • Emerson Franco
  • Paulo Henrique Milhan

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

Fonte: Externa